Ouça o conteúdo
As próteses dentárias são uma alternativa para o restabelecimento da função mastigatória e a estética.
A falta de dentes interfere diretamente na vida social e na saúde do paciente, dificultando uma alimentação variada e rica em nutrientes pois em alguns casos o paciente necessita de uma dieta pobre e amolecida pois o mesmo não consegue mastigar alimentos mais consistentes, a fala também em muitos casos é dificultada e logo todo o psicossocial, ou seja, o paciente muitas vezes deixa de fazer atividades sociais por vergonha da falta de alguns ou todos os elementos dentais fazendo então das próteses uma alternativa eficiente na recomposição do sistema estomatognático e consequentemente o bem estar psíquico e social do paciente.
A reabilitação de elementos dentários faltantes é de extrema importância para evitar a movimentação dos dentes vizinhos ou antagonistas, perdas ósseas, dentre outros problemas funcionais. As próteses podem ser removíveis ou fixas e a indicação de cada uma varia de paciente para paciente, ou seja, é necessária uma avaliação individual para um melhor plano de tratamento.
1. Próteses Parciais Removíveis: São próteses utilizadas para a recomposição parcial dos elementos dentários, ou seja, quando o paciente ainda possui dentes permanentes saudáveis na arcada dentária, onde esses dentes são usados como apoio para os grampos que mantêm a prótese no lugar durante a função. Essas próteses podem ser com estruturas metálicas ou flexíveis onde não apresentam a estrutura metálica sendo mais estéticas, entretanto ainda necessitam de grampos de retenção. A indicação das mesmas sempre é dependente de uma avaliação do paciente.
2. Próteses Totais (Dentaduras): São utilizadas em pacientes edêntulos de uma ou ambas as arcadas dentárias. Se tratam de próteses removíveis que facilitam a higienização tanto da mucosa quanto da peça pelo paciente. Com esse tipo de prótese é possível que se restabeleça a dimensão vertical perdida, a diminuição da reabsorção óssea e a prevenção a anteriorização da mandíbula, além disso é possível devolver o suporte labial e de bochechas que foi perdido, melhorando não somente a função mastigatória, mas devolvendo a estética facial para o paciente.
3. Próteses Parciais Fixas e sobre implantes: As próteses fixas são indicadas na substituição de um ou mais elementos dentários. São próteses que são cimentadas nos dentes adjacentes ao espaço protético ou no restante do remanescente do dente natural do paciente e podem também ser utilizadas sob um implante. Essas próteses podem ser de diversos materiais como metalocerâmica (combinação de cerâmica e metal), cerâmica pura ou zircônia e a escolha dos materiais novamente é dependente da avaliação individual do paciente. São peças que devolvem a eficiência mastigatória ao paciente e são muito estéticas.
4. Próteses Tipo protocolo: São indicadas para pacientes edêntulos em uma ou ambas as arcadas dentárias, lembrando uma dentadura, porém essa se trata de uma prótese fixa suportadas sobre implantes. Esse tipo de prótese fornece maior estabilidade e conforto ao paciente pelo fato de estar fixa. A indicação desse tipo de prótese requer uma avaliação minuciosa da quantidade de osso remanescente do paciente para que o cirurgião dentista decida se é necessário algum tipo de enxerto ósseo ou não para a fixação dos implantes.
É importante ressaltar a indicação de cada tipo de prótese dentária é dependente de uma avaliação individual de cada paciente onde serão avaliados exames radiográficos, a qualidade de remanescentes dentários naturais que o paciente possui, a quantidade óssea presente e a situação de saúde em geral do paciente.
Sánchez
Reabilitação Oral
Como chegar
Sánchez Reabilitação Oral
Rua Maestro João Seppe nº 900, sala 161.
São Carlos -SP
Entre em contato
(16)3368-6989
(16)99758-6980